A meta final

 
    A nossa meta final, ou objectivo último, devido à nossa extrema preocupação com o património, não só imaterial mas edificado, é de facto possibilitar a reabilitação do templo de S. Pedro da Ermida, antiga igreja Matriz do extinto concelho Ferreiros dos Tendais, na freguesia de Oliveira do Douro (Cinfães). 
 
    Este edifício foi em tempos o núcleo central da paróquia de S. Pedro da Ermida a partir dos fins do século XIII. Foi também, posteriormente,  Igreja Matriz do extinto concelho de Ferreiros de Tendais e sede paroquial da freguesia de Oliveira do Douro durante vários séculos.  Deixou de exercer a sua função como igreja em meados do século XX. 
 
    É um templo de características românicas, cuja parte mais antiga aparenta ser a ábside e que Gonçalves da Costa refere como sendo "contemporâneo das origens cristãs na Península".

Hoje encontra-se completamente abandonado e ruína. O tecto da ábside terá já caído e algumas paredes começam a abrir-se, causadas pelas infiltrações. 

O nosso dever é ajudar estes casos, de extrema gravidade, e sensibilizar todas comunidades para um valor comum, narrador de um passado, uma história e de uma civilização.

 

 Fotografia de Cerveira Pinto, 2012.

Ermida de S.Pedro